Pedra turmalina o que é? Saiba em quais joias usar!
11 de outubro de 2023
COMPARTILHE
A pedra turmalina é famosa na joalheria, devido a sua variação de cores e a raridade e beleza luxuosa de algumas cores da gema.
É comum ouvir alguns atribuírem erroneamente à ela o título de pedra semi-preciosa.
O conceito de pedras preciosas e semipreciosas foi adotado durante o século XX, devido a um consenso popular adotado quando as pessoas acreditavam que a pedra era menos rara ou menos bela.
No entanto, especialistas em gemas rejeitam essas ideias, já que não há nada científico sobre o assunto. É apenas senso comum.
Prova disso, é que no final do século XX foi encontrada pela primeira vez a pedra turmalina Paraíba, mais especificamente em 1989.
Essa joia tem uma coloração intensa que vai de verde a azul e é extremamente valorizada no mercado joalheiro, sendo o Brasil, um dos principais fornecedores.
A Sara Joias preparou este conteúdo informativo para que você possa conhecer as principais características da pedra turmalina antes de adquirir uma joia com tamanha raridade e beleza.
Índice:
- Pedra turmalina o que é?
- Quais as características da pedra turmalina?
- Qual as cores e o significado da pedra turmalina?
- Em quais joias usar a pedra turmalina?
- Conclusão
Pedra turmalina: O que é?
A turmalina é uma pedra preciosa usada em joias, devido à sua extrema beleza. Quanto mais rara a cor, mais precioso é o material, com exceção da transparente, que é rara, mas não possui grande valor comercial.
Em seu estado natural, elas são encontradas em formas transparentes a opacas, com um típico brilho vítreo. Possuem também estrias verticais bem marcadas, uma das principais características que auxiliam na identificação das gemas.
De acordo com o Portal da Mineração, o quilate da gema de turmalina Paraíba, uma das cores mais raras, pode variar de milhares a centenas de milhares de dólares, a depender da qualidade da gema.
Quais as características da pedra turmalina?
Encontrada no Brasil e em países da África, a pedra não é composta apenas por um mineral, mas vários deles sendo ferro, magnésio, sódio, lítio e cálcio alguns dos principais.
As composições podem ser compostas por 33 minerais distintos, gerando uma grande variação de elementos.
Justamente por isso, elas apresentam uma variedade muito grande de cores, mas nem todas possuem valor estético para joias.
A mais valorizada é a Turmalina Paraíba, encontrada pela primeira vez no Brasil e com qualidade superior a outros lugares do mundo.
Atualmente, segundo o Portal da Mineração, grande parte das minas do Brasil já está exaurida, mas ainda existe uma em operação no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte.
Qual as cores e o significado da pedra turmalina?
Além da beleza das pedras, a turmalina também é vista por muitas pessoas como uma pedra mística. Portanto, no misticismo, cada cor de pedra turmalina tem um significado e pode ajudar a atrair coisas boas e afastar energias negativas.
Para os gregos, na antiguidade, essa pedra era como um talismã, já os egípcios acreditavam que a presença das turmalinas, gerava um arco-íris que acendia o sol.
Turmalina Paraíba
A Turmalina Paraíba é uma das mais valiosas para a fabricação de joias, mas também muito rara.
Ela possui traços de cobre, manganês e ouro em percentuais que não se comparam a outras gemas, e isso gera um brilho único, também chamado de “brilho elétrico”.
Algumas pedras chegam a atingir um tom azul quase neon, belíssimo e muito visado.
De acordo com seu significado místico, ela ajuda na meditação, fortalece a intuição e ajuda na redução do medo e do estresse.
Turmalina rosa e vermelha
A pedra turmalina rosa também é considerada rara e a tonalidade mais valiosa dessa pedra é encontrada nas minas do Sri-Lanka.
Ela pode adquirir um tom de rosa intenso, quase um rosa-choque.
A cor mais forte, puxando para o vermelho, ou mais clara, puxando para o rosa, depende da concentração de manganês em sua composição.
Segundo o misticismo, ela está atrelada à feminilidade, ao amor e também à cura do chakra sexual.
Leia também: Alta joalheria brasileira: o must-have que não sai de moda
Turmalina verde
Também conhecida como verdelita, a pedra turmalina verde pode até mesmo ser confundida com outra preciosa de cor parecida: a esmeralda.
No entanto, sua cor pode ir do verde mais claro ao mais escuro, passando até pelo verde-azulado e verde-oliva.
Ela é usada em joias, mas também têm seu significado ligado à atração de prosperidade, abundância e bem-estar.
Turmalina negra
A pedra turmalina negra tem em sua composição o cálcio, razão da cor preta.
Ela não tem alto valor no mercado joalheiro, mas possui um significado místico intenso.
Segundo a tradição, acredita-se que essa pedra é capaz de dissipar energias ruins, afastando a negatividade.
É usada como um amuleto de proteção da saúde física, mental e emocional.
Em quais joias usar a pedra turmalina?
Anéis
Os anéis em turmalina realçam a beleza do corpo e são ótimas opções para o dia e para a noite, a depender da peça.
O Anel Turmalina Paraíba Azul Neon da Sara Joias, por exemplo, é uma combinação elegante entre ouro, diamantes e Turmalina Paraíba, a mais rara das turmalinas. Seu brilho intenso combinada ao azul reluzente da pedra combina perfeitamente com eventos noturnos.
Já a delicadeza da Aliança Porto Seguro Turmalina Paraíba com lapidação oval, é perfeita para qualquer momento do dia, o que oferece uma grande flexibilidade à peça.
Confira a linha exclusiva de Sara Jóias e os modelos especiais de alianças que você encontra aqui!
Colares
Os colares oferecem ainda mais destaque à joia e se encaixam perfeitamente em ocasiões sociais, iluminando o colo.
Uma opção bastante romântica e delicada é a Gargantilha Coração de Turmalina Paraíba. As duas filas de diamantes brancos oferecem ainda mais brilho à Turmalina escolhida para compor a peça.
Já uma opção mais ousada e alegre é a Gargantilha de Ouro com Sete Turmalinas, que traz cor e vivacidade a qualquer look.
Brincos
Os brincos em turmalina prometem deixar a produção cheia de personalidade. Especialmente os maxi brincos em turmalina rosa da Sara Joias.
As turmalinas em lapidação baguete são acompanhadas de diamantes em lapidação brilhante. Já a superfície irregular em degraus é o que oferece ainda mais charme e requinte à obra.
Aqui na Sara Joias a turmalina se transforma em verdadeiras obras-primas. Nossa coleção é um tributo à beleza atemporal, à classe e ao requinte.
Cada peça é uma expressão única de luxo, trabalhada por artesãos mestres que dedicam um cuidado meticuloso a cada detalhe.
Nossas gemas de turmalina são cuidadosamente selecionadas, e cada joia é uma declaração de estilo pessoal.
Escolha a sua joia de turmalina na Sara Joias e deslumbre-se com a beleza única das nossas peças!
Conclusão
A pedra turmalina ocupa um lugar de destaque nas joalherias ao redor do mundo.
Além da beleza rara, cada cor traz também um toque místico, o que torna essas pedras ainda mais requisitadas.
Inclusive uma das mais raras cores foi encontrada no Brasil e, hoje, é delicadamente esculpida em nossas peças de beleza única.
Trata-se da Turmalina Paraíba, que possui uma cor azul intensa, brilhante, quase neon. Destacam-se ainda a turmalina rosa, a verde e outras inúmeras cores nas quais podem ser encontradas essa belíssima gema.